Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos: uma “democracia post-mortem”
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v6i2.28457Resumo
Este ensaio visa analisar a obra cinematográfica de Marcelo Masagão, Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos, abordando as opções analíticas do cineasta, os paradigmas “científicos” adotados e o gênero escolhido para trabalhar com o material visual. O próximo passo foi definir o objeto analisado pelo filme, fio condutor que tecerá toda a obra. Feito isto, serão abordados os principais elementos de montagem, tais como intertítulos, trilha musical, relação imagem/realidade, dentre outros. A seguir, discutirei o desenvolvimento dos blocos temáticos do documentário, além dos significados dentro dos mesmos, buscando na conclusão amarrar a argumentação do cineasta dentro do ponto considerado o cerne da discussão. Por fim, proponho uma discussão sobre aquilo que defini como sendo o mito da democracia post-mortem.
Palavras-chave: Documentário; Democracia Post-Mortem; Século XX; Realismo.
Abstract
This essay aims to analyze the documentary of Marcelo Masagão titled Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos, and discuss the filmmaker's analytical options, the "scientific" paradigms adopted and the genre. The next step was to define the object analyzed by the film, the documentary’s guiding thread. Once this is done, it will be approached by this work the main elements of assembly, such as intertitles, soundtrack, image/reality relation, among others. Next, I will discuss the development of the thematic blocks of the documentary and the meanings within them. The conclusion aims to tie the argumentation of the filmmaker within the point considered the core of the discussion. Finally, I propose a discussion of what I have defined as the myth of post-mortem democracy.
Keywords: Documentary; Post-Mortem Democracy; Twentieth-Century; Realism.
Resumen
El objetivo del trabajo es analizar la obra cinematográfica de Marcelo Masagão, Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos, abordando las opciones analíticas del cineasta, los paradigmas "científicos" adoptados y el género escogido para trabajar con el material visual. El siguiente paso fue definir el objeto analizado por la película, hilo conductor que tejer toda la obra. Hecho esto, se abordan los principales elementos de montaje, tales como intertítulos, banda musical, relación imagen/realidad, entre otros. A continuación, discuto el desarrollo de los bloques temáticos del documental, además de los significados dentro de los mismos, buscando en la conclusión atar la argumentación del cineasta dentro del punto considerado el núcleo de la discusión. Por último, propongo una discusión sobre lo que definí como la "democracia post-mortem".
Palabras clave: Cinema Documental; Democracia Post-Mortem; Siglo XX; Realismo.
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