A controvérsia científica em torno da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19: a importância dos estudos sociais da ciência na sociedade complexa

Autores

  • Léo Peixoto Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30988

Resumo

O artigo traz um estudo sobre a atual controvérsia se a “cloroquina e/ou hidroxicloroquina devem ser ou não ser utilizadas no combate à doença COVID-19”. O referencial teórico está vinculado aos estudos sociais da ciência, ramo da sociologia já bem consolidado internacionalmente. O estudo foi realizado a partir de falas de pesquisadores da área biomédica, em entrevista a jornalistas de quatro veículos distintos de televisão, durante quase três meses de quarentena. O método utilizado foi a análise de discurso, focada em três dimensões da controvérsia: a científica, a política e a social.

Palavras-chave: Estudos sociais da ciência; controvérsia; cloroquina; Sociologia do conhecimento.

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Biografia do Autor

Léo Peixoto Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas – FAPA-RS; Doutorado em Sociologia pela UFRGS; Prof. Associado do Instituto de Filosofia, Sociologia e Ciência Política e dos programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Ciência Política da UFPel.

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Publicado

15-06-2020

Como Citar

Rodrigues, L. P. (2020). A controvérsia científica em torno da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19: a importância dos estudos sociais da ciência na sociedade complexa. Simbiótica. Revista Eletrônica, 7(1), 147–171. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30988