A instrução pública na filosofia de Condorcet
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17251Abstract
Neste artigo, tratamos da ideia de instrução pública na filosofia de Condorcet. Assim, demonstramos algumas questões defendidas por esse filósofo como a diferenciação entre instrução pública e educação; os destinatários da instrução pública; e, também, as disciplinas do currículo escolar. Segundo Condorcet, a educação abrange questões políticas, morais e religiosas e é incumbência da família. Por outro lado, a instrução pública, oferecida pela escola, adota uma postura neutra em relação a esses temas. Além disso, para o último iluminista, todas as pessoas, independentemente de sua classe, gênero ou raça têm o direito de receber uma instrução pública de qualidade. Por fim, para Condorcet, a escola, além de transmitir conhecimentos relacionados às disciplinas como, por exemplo, matemática, gramática e história, oferece ensinamentos sobre noções jurídicas. Desse modo, após frequentarem a escola, as pessoas terão conhecimentos para participar da política e, também, exercer funções públicas.
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