A instrução pública na filosofia de Condorcet
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17251Résumé
Neste artigo, tratamos da ideia de instrução pública na filosofia de Condorcet. Assim, demonstramos algumas questões defendidas por esse filósofo como a diferenciação entre instrução pública e educação; os destinatários da instrução pública; e, também, as disciplinas do currículo escolar. Segundo Condorcet, a educação abrange questões políticas, morais e religiosas e é incumbência da família. Por outro lado, a instrução pública, oferecida pela escola, adota uma postura neutra em relação a esses temas. Além disso, para o último iluminista, todas as pessoas, independentemente de sua classe, gênero ou raça têm o direito de receber uma instrução pública de qualidade. Por fim, para Condorcet, a escola, além de transmitir conhecimentos relacionados às disciplinas como, por exemplo, matemática, gramática e história, oferece ensinamentos sobre noções jurídicas. Desse modo, após frequentarem a escola, as pessoas terão conhecimentos para participar da política e, também, exercer funções públicas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2018
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.