Uma metáfora para interpretar a presença da Filosofia no currículo escolar: o conceito de leque filosófico como parâmetro para o ensino filosófico no nível médio

Authors

  • Jorge da Cunha Dutra Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Abelardo Luz

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17874

Abstract

O presente artigo aborda a temática referente ao ensino de Filosofia, em especial, no âmbito do ensino médio. O mesmo tem como objetivo apresentar o conceito de leque filosófico, mostrando de que modo ele pode contribuir para a definição dos limites em que os conteúdos abordados nas aulas de Filosofia possam ser considerados filosóficos, ou não. A metodologia utilizada foi o estado da questão (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2004) pesquisando-se em livros, revistas, eventos e outras referências para a realização da investigação. Por fim, buscou-se com este trabalho contribuir com o campo de estudo do ensino de Filosofia, em especial do ensino médio, apresentando um conceito que possa auxiliar no aprimoramento do trabalho com a disciplina de Filosofia, ciente de que este conceito está aberto ao movimento das novas descobertas do nosso campo de estudo e por isso, poderá ser readaptado para melhor atender as demandas da contemporaneidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jorge da Cunha Dutra, Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Abelardo Luz

Licenciado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Licenciado em Filosofia, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2010). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/FaE/UFPel. Atualmente é Professor de Filosofia, D I, no Instituto Federal Catarinense - IFC, Campus Avançado Abelardo Luz e Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, nível Especialização, do IFC Campus Avançado Abelardo Luz. 

Published

02-04-2018

How to Cite

Dutra, J. da C. (2018). Uma metáfora para interpretar a presença da Filosofia no currículo escolar: o conceito de leque filosófico como parâmetro para o ensino filosófico no nível médio. Sofia , 6(3), 26–46. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17874

Issue

Section

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino