Reflexões acerca da natureza do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) a partir da experiência com a disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia"

Autores/as

  • Alexander de Freitas Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Marília Mello Pisani Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17182

Resumen

A problemática do artigo situa-se entre duas questões acerca da natureza do PROF-FILO: 1) Quais as singularidades do PROF-FILO em relação ao mestrado acadêmico?; 2) Como escapar à reciclagem e atualização, que são, usualmente, os objetivos dos mestrados profissionais do tipo PROF? Estas questões serviram de subsídios teórico-metodológicos para o planejamento e execução da disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia", ministrada pelo núcleo sediado pela UFABC, que adotou a valorização das experiências profissionais e dos saberes da experiência. O foco da disciplina foi o processo de escrita de si, considerando três modalidades: caderno de escrileituras, cartas e memorial. Para ativar a escrita do memorial, cinco dispositivos foram trabalhados: análise de memoriais acadêmicos, narrativas das experiências históricas, escritas ficcionais, narrativas das experiências-limite e escritas durante o caminhar pela cidade. Alguns resultados preliminares apontam para o descondicionamento e estranhamento do lugar de professor e das aulas ministradas pelos participantes da disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexander de Freitas, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Prof. Dr. Alexander de Freitas.  Doutor em Educação pela USP. Professor adjunto I do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciado aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e vice-coordenador do núcleo do PROF-FILO sediado pela UFABC.  

Marília Mello Pisani, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Profa. Dra. Marília Mello Pisani. Doutora em Filosofia pela UFSCar. Professora adjunta II do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e coordenadora do curso de Licenciatura em Filosofia.

Publicado

02-04-2018

Cómo citar

Freitas, A. de, & Pisani, M. M. (2018). Reflexões acerca da natureza do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) a partir da experiência com a disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia". Sofia , 6(3), 47–68. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17182

Número

Sección

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino