Formação e semiformação: notas sobre a docência de Filosofia no nível médio
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17785Résumé
Na atualidade, há uma compreensão de que é preciso estabelecer na vida humana bases educativas mais justas e igualitárias. Isso requer que haja uma boa formação nas universidades e nas escolas capaz de desenvolver uma educação para o pensamento crítico e reflexivo. Dentre as diversas áreas dessa formação, destacamos a Filosofia. Este artigo objetiva exercer uma reflexão acerca da formação do docente de Filosofia e do seu ensino no nível médio, tomando como base teórica a questão da semicultura e da semiformação em Adorno. Destacamos a necessidade de relacionar essa formação com a pesquisa, apontando ao mesmo tempo as dificuldades de compreender as especificidades das modalidades bacharelado e licenciatura. Focalizamos o estágio como um espaço de pesquisas e de construções teórico-filosóficas. Entendemos, então, que a relação ensino, pesquisa e estágio é um forte elemento de superação da semiformação na área de Filosofia. Tecemos ainda algumas considerações acerca dos conteúdos e diretrizes metodológicas para o seu ensino no nível médio. Em nossas conclusões, destacamos a importância da Filosofia e do seu ensino na vida social das pessoas e, consequentemente, na formação dos jovens, rogando para que ela permaneça no nível médio.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2018
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.