Rudolf Malter e o pessimismo crítico schopenhaueriano

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20734

Résumé

Este artigo tem por objetivo, a partir da leitura do célebre livro de Rudolf Malter – O pensamento único: introdução à filosofia de Arthur Schopenhauer (Der Eine Gedanke: Hinführung zur Philosophie Arthur Schopenhauers), em especial da seção intitulada Característica conclusiva: Pessimismo – um conceito crítico (Abschließende Charakteristik: Pessimismus – ein kritischer Begriff ) –,  apresentar a hipótese hermenêutica de um dos mais eminentes interpretes da filosofia schopenhaueriana, a qual versa sobre o pessimismo enquanto conceito crítico, e que pode ser entendida como um dos pontos de sustentação para a justificativa de interpretação da filosofia schopenhaueriana a partir de um viés soteriológico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Felipe dos Santos Durante, Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui doutorado e mestrado na área de filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em filosofia nas modalidades licenciatura e bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio no exterior no Centro Interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola da Università del Salento (2014), sob supervisão do presidente da seção italiana da Schopenhauer Gesellschaft, professor Dr. Domenico Fazio; realizou estágio no exterior na Schopenhauer-Forschungsstelle na JGU - Johannes Gutenberg-Universität Mainz, sob supervisão do presidente da Schopenhauer Gesellschaft e diretor da Schopenhauer-Forschungsstelle, professor Dr. Matthias Koßler. É membro do Grupo de Pesquisa Crítica e Modernidade (CriM); Integrante do GT-Schopenhauer da ANPOF; foi Professor Substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 2017/2018).

Tem como interesse atual a obra de Arthur Schopenhauer; a tradição jusnaturalista moderna; a tradição contratualista e seus expoentes; a origem dos direitos humanos e as relações existentes entre direito, democracia, poder, e paz.

Téléchargements

Publiée

28-02-2019

Comment citer

Durante, F. dos S. (2019). Rudolf Malter e o pessimismo crítico schopenhaueriano. Sofia , 7(2), 94–102. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20734

Numéro

Rubrique

Dossiê Schopenhauer