O cuidado de si, a meditação zazen e o ensino prático da filosofia.

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10141

Abstract

Nesta pesquisa efetuamos uma investigação especulativa baseada no estudo e em experiências interpretativas de texto de Michel Foucault e Pierre Hadot. Partimos da hipótese de que o modo de vida praticado no Zen conseguiu preservar técnicas milenares, muito parecidas com os exercícios (askesis) praticadas na filosofia antiga e que só conhecemos por referências parciais e pouco detalhadas nos textos filosóficos. Nosso objetivo é investigar os conceitos de cuidado de si mesmo em Foucault e exercícios espirituais em Hadot, efetuar a comparação com o zazen e pensar no ensino de filosofia enquanto disciplina prática.

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Biografia autore

Arlindo Rodrigues Picoli, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

Licenciado em Filosofia pela UFES, Mestrado em Educação pela UERJ. Professor de Filosofia do IFES, campus Itapina.

Pubblicato

07-07-2015

Come citare

Picoli, A. R. (2015). O cuidado de si, a meditação zazen e o ensino prático da filosofia. Sofia , 4(1). https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10141

Fascicolo

Sezione

Comunicações do Colóquio Crítica e Subjetividade