O cuidado de si, a meditação zazen e o ensino prático da filosofia.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10141

Résumé

Nesta pesquisa efetuamos uma investigação especulativa baseada no estudo e em experiências interpretativas de texto de Michel Foucault e Pierre Hadot. Partimos da hipótese de que o modo de vida praticado no Zen conseguiu preservar técnicas milenares, muito parecidas com os exercícios (askesis) praticadas na filosofia antiga e que só conhecemos por referências parciais e pouco detalhadas nos textos filosóficos. Nosso objetivo é investigar os conceitos de cuidado de si mesmo em Foucault e exercícios espirituais em Hadot, efetuar a comparação com o zazen e pensar no ensino de filosofia enquanto disciplina prática.

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Biographie de l'auteur

Arlindo Rodrigues Picoli, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

Licenciado em Filosofia pela UFES, Mestrado em Educação pela UERJ. Professor de Filosofia do IFES, campus Itapina.

Publiée

07-07-2015

Comment citer

Picoli, A. R. (2015). O cuidado de si, a meditação zazen e o ensino prático da filosofia. Sofia , 4(1). https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10141

Numéro

Rubrique

Comunicações do Colóquio Crítica e Subjetividade