O cuidado de si, a meditação zazen e o ensino prático da filosofia.
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10141Résumé
Nesta pesquisa efetuamos uma investigação especulativa baseada no estudo e em experiências interpretativas de texto de Michel Foucault e Pierre Hadot. Partimos da hipótese de que o modo de vida praticado no Zen conseguiu preservar técnicas milenares, muito parecidas com os exercícios (askesis) praticadas na filosofia antiga e que só conhecemos por referências parciais e pouco detalhadas nos textos filosóficos. Nosso objetivo é investigar os conceitos de cuidado de si mesmo em Foucault e exercícios espirituais em Hadot, efetuar a comparação com o zazen e pensar no ensino de filosofia enquanto disciplina prática.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2015
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.