O cuidado de si, a meditação zazen e o ensino prático da filosofia.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10141

Resumen

Nesta pesquisa efetuamos uma investigação especulativa baseada no estudo e em experiências interpretativas de texto de Michel Foucault e Pierre Hadot. Partimos da hipótese de que o modo de vida praticado no Zen conseguiu preservar técnicas milenares, muito parecidas com os exercícios (askesis) praticadas na filosofia antiga e que só conhecemos por referências parciais e pouco detalhadas nos textos filosóficos. Nosso objetivo é investigar os conceitos de cuidado de si mesmo em Foucault e exercícios espirituais em Hadot, efetuar a comparação com o zazen e pensar no ensino de filosofia enquanto disciplina prática.

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Biografía del autor/a

Arlindo Rodrigues Picoli, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

Licenciado em Filosofia pela UFES, Mestrado em Educação pela UERJ. Professor de Filosofia do IFES, campus Itapina.

Publicado

07-07-2015

Cómo citar

Picoli, A. R. (2015). O cuidado de si, a meditação zazen e o ensino prático da filosofia. Sofia , 4(1). https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10141

Número

Sección

Comunicações do Colóquio Crítica e Subjetividade