Formação e semiformação: notas sobre a docência de Filosofia no nível médio

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17785

Abstract

Na atualidade, há uma compreensão de que é preciso estabelecer na vida humana bases educativas mais justas e igualitárias. Isso requer que haja uma boa formação nas universidades e nas escolas capaz de desenvolver uma educação para o pensamento crítico e reflexivo. Dentre as diversas áreas dessa formação, destacamos a Filosofia. Este artigo objetiva exercer uma reflexão acerca da formação do docente de Filosofia e do seu ensino no nível médio, tomando como base teórica a questão da semicultura e da semiformação em Adorno. Destacamos a necessidade de relacionar essa formação com a pesquisa, apontando ao mesmo tempo as dificuldades de compreender as especificidades das modalidades bacharelado e licenciatura. Focalizamos o estágio como um espaço de pesquisas e de construções teórico-filosóficas. Entendemos, então, que a relação ensino, pesquisa e estágio é um forte elemento de superação da semiformação na área de Filosofia. Tecemos ainda algumas considerações acerca dos conteúdos e diretrizes metodológicas para o seu ensino no nível médio. Em nossas conclusões, destacamos a importância da Filosofia e do seu ensino na vida social das pessoas e, consequentemente, na formação dos jovens, rogando para que ela permaneça no nível médio.

 

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Biografia autore

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará - Professora

Professora de Filosofia da FACED/UFC, Departamento de Fundamentos da Educação. Editora responsável da Revista Educação em Debate do PPGE/FACED/UFC. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFC e do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO - ICA/UFC.

Pubblicato

02-04-2018

Come citare

Nobre Lopes, F. M., & Silva Filho, A. L. da. (2018). Formação e semiformação: notas sobre a docência de Filosofia no nível médio. Sofia , 6(3), 106–122. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17785

Fascicolo

Sezione

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino