Chamada pública para Temporalis n.42 - segundo semestre de 2021

2021-07-10

A aprovação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS em 1996 representou a definição da questão social como o eixo articulador dos conteúdos que compõem a formação profissional em Serviço Social. Desde então, a ABEPSS promoveu uma série de eventos voltados para adensar e difundir o debate acerca da questão social; dentre estes, o VII Encontro Nacional de Pesquisadoras(es) em Serviço Social (ENPESS) realizado em Brasília no ano 2000. As quatro conferências que marcaram aquele ENPESS foram publicadas em 2001 na revista Temporalis e, ao serem registradas por escrito, seguiram potentes e influenciando gerações de pesquisadoras(es) dedicadas(os) ao aprofundamento desta temática.

A Temporalis número 03 se tornou um importante subsídio à formação profissional, portanto, uma fonte de consulta indispensável para as produções na área do Serviço Social sobre a questão social. Em 2021 a revista celebra os 20 anos de publicação desta edição história com o número 42, Crise capitalista, questão social no Brasil e Diretrizes Curriculares da ABEPSS.

Durante estas duas décadas o Serviço Social brasileiro avançou na produção e difusão do conhecimento científico e crítico, na perspectiva da indissociabilidade dos núcleos de fundamentação das diretrizes curriculares da ABEPSS, no aprofundamento dos estudos sobre a particularidade da formação econômico-social brasileira, nos debates junto aos movimentos sociais e na construção das pautas anticapitalistas, antirracista, antipatriarcal e antilgbtqi+fóbica.

Por meio do número 42, a gestão da ABEPSS 2021-2022 Aqui se Respira Luta! e o Comitê Editorial da Revista Temporalis desejam promover um amplo espaço de debate sobre a temática da questão social, estimulando a construção coletiva de um balanço que aponte as lacunas e os avanços nas elaborações da categoria sobre o tema proposto, de modo a possibilitar o enfrentamento aos desafios de nosso tempo.

Como forma de orientar a abordagem que o tema requer, apresentamos a seguinte ementa:

Crise capitalista, capitalismo dependente e as particularidades da formação econômico-social brasileira. Os fundamentos constitutivos da questão social na América Latina: superexploração da força de trabalho, expropriação, a dominação estatal, opressões e resistências. A controvérsia sobre a gênese da questão social no Brasil. Lutas de classes, movimentos sociais e resistências da classe trabalhadora no mundo e, em especial, na América Latina. Questão social e sua imbricação com as relações de gênero, étnico-raciais e sexualidades. Balanço do estado da arte da produção bibliográfica produzida pelo Serviço Social sobre a questão social. A questão social como eixo que articula as diretrizes curriculares da Abepss. O debate da questão social na formação profissional e o ensino da questão social. A questão social e suas expressões no cotidiano de trabalho de assistentes sociais.

Por fim, destacamos que trata-se de uma edição comemorativa e temática. Não abriremos a submissão para temas livres, somente poderão ser enviados artigos no tema proposto. Também em virtude da particularidade desta edição, não há possibilidade de prorrogação nos prazos para as submissões, previstas para o período entre 15 de julho a 30 de agosto, impreterivelmente.

 

Comitê Editorial da Revista Temporalis