EDUCAÇÃO PERMANENTE E SERVIÇO SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n31p133-166Resumo
O presente artigo tem como objeto de análise a Educação Permanente em Serviço Social, tendo como objetivo principal ressaltar a Política de Educação Permanente do conjunto CFESS – CRESS, elaborada coletivamente pela categoria profissional, como possível estratégia e instrumento de resistência à lógica de formação e qualificação profissional propagada pelo capital na contemporaneidade. A metodologia adotada no processo de pesquisa consiste na pesquisa bibliográfica e documental, e centra-se nas discussões acerca do processo de reestruturação produtiva e as inflexões sobre a qualificação profissional, o ensino superior brasileiro e a formação em Serviço Social. Nessa direção, aponta-se a educação permanente em Serviço Social como estratégia essencial à construção de uma perspectiva social crítica de qualificação e na direção do projeto ético-político da profissão.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho, ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
CASTRO, Alba Tereza Barroso de. Tendências e contradições da educação pública no Brasil: a crise na universidade e as cotas. In: BOSCHETTI, Ivanete; BEHRING, Elaine R.; SANTOS, Silvana Mara de Morais et al. (Orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília-DF: CFESS, 2013. (Série - Trabalho e Projetos Profissional nas Políticas Sociais).
______. Política de educação permanente do conjunto CFESS-CRESS. Brasília-DF: CFESS, 2012.
______. Código de Ética profissional dos assistentes sociais. Brasília-DF: CFESS, 1994.
CHAUÍ, Marilena. A Universidade Pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf> Acesso em: 20 set. 2014.
CIAVATTA, M. Trabalho e educação: a questão da qualificação In: SERRA, Rose. (Org.). Espaços ocupacionais e Serviço Social: ensaios críticos. Juniaí: Paco Editorial: 2012.
CISLAGHI, Juliana Fiuza. Financiamento do ensino superior no Brasil: novos e antigos mecanismos de privatização do fundo público. In: SALVADOR, Evilásio et al. (Orgs). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.
FERNANDES, Rosa Maria Castilhos. Educação permanente: um desafio para o Serviço Social. Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 207-218. jan./jun. 2007.
______. Educação Permanente: uma dimensão formativa no Serviço Social. 2008. 199 f. Tese de Doutorado em Serviço Social) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1984.
______. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, Pablo A.; SILVA, Tomaz da. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes. 1994.
GERMANO, José W. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
______. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS Cláudia Mônica dos et al. (Orgs). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. 2. ed. Juiz de Fora: UFRJE, 2013.
GUIMARÃES, Gleny Terezinha D.; ROCHA, Maria Aparecida M. de. Transformações no mundo do trabalho: repercussões no mercado de trabalho do assistente social a partir da criação da LOAS. Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 23-41, jan./jun. 2008.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 13. ed. São Paulo, Cortez, 2007.
LEHER, R. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para ‘alívio’ da pobreza. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1998.
LIMA, Katia Regina R.; PRADO, Francisca H. Saboia; NOVAES, Marcos Adriano. Estado, Políticas Públicas, Contrarreforma e acesso à Educação Superior no governo Lula da Silva. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 5., 2011, Maranhão. Anais eletrônico... Maranhão: UFMA, 2011. p. 1-10.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Khote. São Paulo: Nova Cultural, 1996. Volume 1 – Livro Primeiro: Processo de trabalho e processo de valorização. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/ocapital-1.pdf> acesso em 01 de agosto de 2014.
PAULO NETTO, José; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PAIVA, Vanilda Pereira; RATTNER, Henrique. Educação permanente e capitalismo tardio. São Paulo: Cortez, 1985.
RAMOS, Sâmya Rodrigues. A importância da articulação entre ABEPSS, conjunto CFESS/CRESS e ENESSO para a construção do projeto ético-político do serviço social brasileiro. Temporalis, Brasília-DF, ano 11, n.22, p.113-122, jul./dez. 2011.
SERRA, Rose; TAVARES, Maria Augusta da Silva. Desemprego e mercado de trabalho no contexto das crises contemporâneas e suas particularidades no Brasil. In: ______. (org.). Espaços ocupacionais e Serviço Social: ensaios críticos. Juniaí, Paco Editorial: 2012.
TORRES, Mabel Mascarenhas. Atribuições Privativas presentes no exercício profissional do assistente social: uma contribuição para o debate. Libertas, Juiz de Fora, v. 1, n. 2, p.42-69, jun. 2007.