Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237Resumo
A Pesquisa Bibliográfica realizada em produções do Serviço Social no período de 1993 a 2005 permitiu caracterizar as ações socioeducativas e realizar algumas observações sobre o seu caráter operativo, ensaiando uma breve sistematização. As bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana são as principais tendências teóricas mapeadas. No paradigma crítico-dialético, a concepção do que significa educar confere um componente político à ação como fator determinante. O sentido da ação muda segundo o significado conferido sobre o que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Considera-se que as sistematizações sobre o fazer profissional são importantes para promover: interlocução entre os Assistentes Sociais; qualificação técnico-operativa das suas ações e um diálogo teórico plural e interdisciplinar atento às bases críticas do conhecimento.Downloads
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Publicado
25-02-2012
Como Citar
Lima, T. T. C. S. de, & Mioto, R. C. T. (2012). Ações sócioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica. Temporalis, 11(21), 211–237. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2011v11n21p211-237
Edição
Seção
Artigos de Temas Livres