Significados da velhice para quem envelhece (u)

Autores

  • Angela Roberta Lucas Leite Universidade Federal do Maranhão. Autor
  • Maria do Socorro Souza de Araújo Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml Autor

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2017v17n33p193-210

Resumo

A proposta deste artigo é desvendar as concepções acionadas sobre a categoria velhice a partir dos discursos (re)produzidos por velhas (os) integrantes do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), em São Luís/MA. Utilizamos as contribuições de Bourdieu a respeito de região e habitus. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze velhas (os) aposentadas (os) do serviço público estadual do Maranhão. Os resultados apontaram que as concepções de velhice são legitimadas conforme as (in)definições de velhice, uma vez que a velhice é uma categoria socialmente manipulada e manipulável, em constante transformação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Roberta Lucas Leite, Universidade Federal do Maranhão.
    Formada em Hotelaria pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Politicas Públicas pela Universidade Federal do Marnhão
  • Maria do Socorro Souza de Araújo, Universidade Federal do Maranhão
    Assistente Social. Doutora em Políticas Públicas. Professora Associado I, lotada no Departamento de Serviço Social com exercício no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/PGPP/UFMA; e no curso de graduação em Serviço Social/UFMA.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Significados da velhice para quem envelhece (u). (2017). Temporalis, 17(33), 193-210. https://doi.org/10.22422/temporalis.2017v17n33p193-210