A CONTRARREFORMA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DETERMINANTES HISTÓRICOS
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p12-28Resumo
O presente artigo problematiza o acesso à educação, particularmente ao ensino superior, considerando sua não efetivação como direito social e sim como negócio lucrativo no Brasil. Retoma a leitura dos clássicos do pensamento social no campo da tradição marxista para apreender a historicidade do sentido da educação e do acesso ao ensino superior para a classe trabalhadora. Sendo parte dos estudos que fundamentaram a dissertação de mestrado defendida, este artigo analisa a dualidade das respostas construídas pelo Estado brasileiro no campo da educação, situando a educação a distância como funcional às novas exigências da formação da força de trabalho. Neste contexto novos desafios se impõem ao projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.Downloads
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Publicado
30-06-2018
Como Citar
Antunes, A. E. M., & Lemos, E. L. de S. (2018). A CONTRARREFORMA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DETERMINANTES HISTÓRICOS. Temporalis, 18(35), 12–28. https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p12-28
Edição
Seção
Seção Temática