PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p119-136Resumo
Atualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva.
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