Formação profissional e conservadorismo: uma análise a partir dos/as estudantes do curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2019v19n37p151-171Resumo
O Serviço Social é uma profissão que historicamente se constituiu sob bases conservadoras. Estas, nunca deixaram de permear a formação e o exercício profissional apesar dos avanços feitos pela categoria, não sendo também uma exclusividade desta profissão, mas próprias da dinâmica de reprodução do capital. O avanço e reatualização desse conservadorismo na sociedade exige uma urgente e imprescindível reflexão acerca dos seus rebatimentos para o Serviço Social. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral compreender as incisões do conservadorismo na formação profissional, tendo como lócus de pesquisa o curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, esta última realizada com estudantes do sétimo e oitavo semestres e apresentou os seguintes resultados: os/as estudantes possuem conhecimento razoável acerca do conservadorismo e de suas formas de expressão na sociedade e na profissão, o conservadorismo tem se expressado principalmente a partir de posturas moralistas e preconceituosas por parte de estudantes e funcionários/a da instituição, além do crescimento de vertentes tidas como conservadoras pelas análises da vanguarda profissional. Em relação às pautas societárias, os/as estudantes entrevistados/as se posicionam, majoritariamente, em consonância com o que tem apontado o projeto de profissão do Serviço Social.
Downloads
Referências
BRAGA, Maria Elisa dos Santos; MESQUITA, Marylucia; MATOS, Maurílio Castro de. Descriminalização e Legalização do Aborto no Brasil: uma luta histórica do movimento feminista, incorporado à agenda do conjunto CFESS-CRESS. Inscrita, Brasília: CFESS, ano 10, n. 14, 2013.
BONFIM, Paula. Conservadorismo moral e Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
BOSCHETTI, Ivanete. Expressões do Conservadorismo na Formação Profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, n. 124, 2015.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Nota do Conselho Federal de Psicologia em defesa da Resolução 01/99. Brasília, 12 set. 2018. DISPONÍVEL em: http://site.cfp.org.br/tag/cura-gay/. Acesso em: 10 jan. 2018.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. CFESS Manifesta: edição especial em defesa do Estado laico. Brasília (DF), 2016.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Nota Pública do CFESS sobre a Redução da Idade Penal. Brasília (DF), 17 mar. 2015. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1162. Acesso em: 10 jan. 2018.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. CFESS Manifesta: dia latino-americano e caribenho de luta pela descriminalização e legalização do aborto. Brasília (DF), 2011.
ESCORSIM NETTO, Leila. O conservadorismo clássico: elementos para sua caraterização. São Paulo: Cortez, 2011.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Relatório do Departamento de Registo Acadêmico. Fortaleza, 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MOREIRA, Ana Samilly Alexandre; OLIVEIRA, Luma Rodrigues de; ALBUQUERQUE, Cynthia Studart. Transformações do Capitalismo Contemporâneo e suas Implicações para as Politicas Sociais. In: COLÓQUIO SOCIEDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA E DESENVOLVIMENTO, 3., 2013, Crato. Anais [...]. Crato: URCA, 2013.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil Pós-64. São Paulo: Cortez, 2011.
NETTO, José Paulo. Introdução ao Método na Teoria Social. In: SERVIÇO Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS; ABEPSS, 2009.
ORTIZ, Fátima Grave. O Serviço Social no Brasil: os fundamentos de sua imagem e da auto-imagem de seus agentes. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
OLIVEIRA, Michele Ribeiro. Pensamento Conservador, Teoria Social e Serviço Social: elementos para debate. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 15., 2016, Recife. Anais [...]. Recife: CBAS, 2016.
PINHEIRO, Paulo Wescley Maia. Serviço Social e neoconservadorismo religioso: a percepção dos/as estudantes e os desafios para o projeto ético-político. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social)–Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2015.
SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.