Comissão de Empresa: espaço de interlocução profissional e resistência
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2019v19n37p239-252Resumo
O presente artigo apresenta uma síntese de um dos seminários promovidos pela Comissão Temática de Empresa do Conselho Regional de Serviço Social (x). Esse espaço tem sido um local de resistência a possíveis distorções da realidade promovendo debates sobre a reestruturação produtiva e trabalho profissional. Com suporte teórico-metodológico de profissionais da área acadêmica e ampla participação de assistentes sociais que atuam ou desejam atuar em empresas, essa Comissão tem se fortalecido como um espaço de interlocução profissional a partir de debates democráticos.
Downloads
Referências
BOTÃO GOMES, M. R. As condições de trabalho, propostas e desafios para o serviço social nas empresas de consultoria. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
BOTÃO GOMES, M. R. Consultoria Social nas empresas: entre a inovação e a precarização silenciosa do Serviço Social. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 122, p.357-380, 2015b.
BOTÃO GOMES, M. R. Serviço Social e “consultoria” de programas de assistência ao empregado. O Social em Questão, Rio de Janeiro, ano 21, n. 42, p. 337-356, set./dez. 2018.
BOTÃO GOMES, M. R. Serviço social e consultoria empresarial: uma possibilidade de intervenção crítica? 2015. Tese (Doutorado em Serviço Social). Escola de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015a.
BRASIL. Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros. Brasília (DF), 2017.
CARDOSO, I. C.; FRANCISCO, V. M. E. Velhas moedas com novo valor: remuneração e benefícios na moderna empresa capitalista. In: MOTA. A. E. A nova fábrica de consensos: ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1998.
CESAR, M. J. Empresa cidadã: uma estratégia de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2008.
CESAR, M. J. Serviço Social e reestruturação industrial: requisições, competências e condições de trabalho profissional. In: MOTA, A. E. (Org.). A nova fábrica de consensos: ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1998.
DOHER, Ilma. O Serviço Social em empresas para além da crítica: espaços de enfrentamento e atuação profissional. E-papers, 2015.
FONTES, V. O Brasil e o capital imperialismo. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2012.
FREIRE, L. M. B. O Serviço Social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2010.
GIAMPAOLI, M. C. Contingências no trabalho do assistente social em empresas: o caso das consultorias empresariais. 2012. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. Cortez, 2010.
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2013.
LINHART, D. A desmedida do capital. São Paulo: Boitempo, 2007.
LINHART, D. Modernização e precarização da vida no trabalho. In: ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. Vol. III. São Paulo: Boitempo, 2014.
MARX, Karl; ENGELS, Friderich. Textos. São Paulo: Edições sociais 1977.
MONTÃNO, C.; DURIGUETO, M. L. Estado, classe e movimento social. São Paulo: Cortez, 2010.
MOTA, A. E. O feitiço da ajuda: as determinações do Serviço Social na empresa. São Paulo: Cortez, 1991.
MOTA, A. E.; AMARAL A. S. Reestruturação do capital, fragmentação do trabalho e Serviço Social. In: MOTA, A. E. (Org.). A nova fábrica de consensos: ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1998.
NETTO, J. P. Crise do capital e consequências societárias. Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, v. 111, p. 413-429, jul./set. 2012.