CAMINHOS PROFISSIONAIS E RESISTÊNCIAS QUE BROTAM DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p177-190

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as formas pelas quais as lutas das classes subalternas interpelam e desafiam o Serviço Social, entendendo que esta relação é condição para disputar o significado e a direção social da nossa intervenção profissional. Trata-se de um desafio fundamental, se reconhecemos a prevalência de demandas institucionais orientadas ao apaziguamento dos conflitos de classe e das resistências dos de baixo, que se correspondem com estratégias de enfrentamento da “questão social” em chave de contrainsurgência. Ou seja, prevalecem na região políticas sociais que “combinam” e se complementam com um padrão de acumulação baseado na exportação de mercadorias do complexo agroindustrial, sendo funcionais ou até reprodutoras de processos de expropriação de territórios, de empobrecimento, fome e violência. São estas tendências históricas que estão na base de boa parte das demandas profissionais, as quais requerem ser tensionadas e disputadas a partir dos horizontes que abrem as lutas sociais de movimentos indígenas, feministas, de trabalhadores sem terra e urbanos, e demais movimentos populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Iris Marro, Campus Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professora Associada ll do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Campus Universitário Rio das Ostras e pesquisadora do "Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Serviço Social, trabalho e processos sociais contemporâneos". Integra o corpo docente do Curso de Especialização em Movimentos Sociais do NEPP-DH da UFRJ. Desde 2004 participa de projetos de extensão em parceria com movimentos sociais do Brasil e de América Latina. Integrou a coordenação do GTP da ABEPSS Serviço Social e Movimentos Sociais nas gestões 2013-2014 e 2015-2016.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

Marro, K. I. (2020). CAMINHOS PROFISSIONAIS E RESISTÊNCIAS QUE BROTAM DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL. Temporalis, 20(39), 177–190. https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p177-190