ASSESSORIA DO SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS INSURGENTES EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p191-208Resumo
O presente artigo traz uma discussão reflexiva sobre a assessoria do Serviço Social junto aos movimentos sociais insurgentes, especificamente a Frente dos Moradores Prejudicados da Bacia Hidrográfica do Una, desenvolvida pelo Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU), num esforço político de fomentar, em Belém, lutas pelo direito à cidade. Evidencia-se a importância da práxis de assessoria junto aos movimentos insurgentes e propõe-se discutir essa correlação com atores sociais pela universidade e pelo Serviço Social. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática da relação de assessoria do Serviço Social e movimentos sociais na contemporaneidade. Tendo como resultados, os processos que circundam essa relação necessária no cotidiano das lutas e organizações dos movimentos sociais insurgentes, no âmbito do direito à cidade. Dentre os processos evidencia-se: o processo da relação política; o processo da relação pedagógica; e o processo técnico-metodológico.Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As Consequências Humanas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1999.
CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: WANDERLEY, Luiz Eduardo W; WANDERLEY, Mariangela Belfiore (org). Desigualdade e a Questão Social. 3 ed. São Paulo: educ, 2010.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Ed. Moraes, 1991.
MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
MARICATO, Ermínia. As ideias fora do lugar, e o lugar fora das ideias. In: ARANTES, Otília Beatriz Fiori; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único. Desmanchando consensos. Petrópolis, Vozes, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3.ed. São Paulo, Rio de Janeiro: Abrasco, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Temporalis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.