CONTRARREFORMA DO ESTADO, GERENCIALISMO E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p27-42Resumo
O presente trabalho, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se orientou pelo materialismo histórico dialético, procura apresentar, por meio de uma discussão sobre a dimensão administrativa da contrarreforma do Estado e sua trajetória histórica no Brasil, os principais traços do gerencialismo na implementação da Política Nacional de Assistência Social de 2004, que apresenta um padrão de gestão do Sistema Único de Assistência Social.
Downloads
Referências
ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. XVI Encontro de Pesquisadoras (es) em Serviço Social (ENPESS). Anais. Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistência e serviço social. De 02 a 07/12/2018. Vitória. Espírito Santo (ES).
________Revista Temporalis n. 14. São Luiz. 2007.
ALMEIDA, S. C. de. O Avanço da Privatização na Educação Superior Brasileira: o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2006.
BASTOS, M. D. F. et al. Curso de Serviço Social na UFRJ: 70 anos de História. Escola de Serviço Social. 2007.
BEHRING, E. R. Brasil em Contra-Reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez. 2003.
BRASIL, Conjunto CFESS-CRESS. Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social. Lei n. 8.662. Junho de 1993.
_______Constituição Federal. Brasília. 1988.
BRAVO, M. I. S. et al. Curso de Serviço Social na UFRJ: 70 anos de História. Escola de Serviço Social. 2007.
CFESS. Código de Ética do Assistente Social.
_________. Diretrizes Curriculares. 1996.
LEHER, R. Educação no Governo Lula da Silva: Reformas sem Projetos. Revista ADUSP. Maio de 2005.
__________ Da Ideologia do Desenvolvimento à Ideologia da Globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para o alívio da pobreza. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. SP. 1998.
OLIVEIRA, V. D. de. Projetos Político-Pedagógicos das Residências Multiprofissionais em Saúde. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ. 2017.
Sites Visitados:
www.conteudojuridico.com.br
www.fgv.br
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2026 Temporalis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
