O TRABALHO VIA APLICATIVOS: EXPONENCIAÇÃO DO VALOR NA ERA FLEXÍVEL-DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p353-366

Resumo

O presente artigo trata do trabalho nos serviços de entrega via aplicativo. Objetivamos analisar o que caracteriza essa modalidade de trabalho e seu boom como parte da necessidade capitalista de expansão do mais-valor. A metodologia foi baseada em pesquisa documental em notícias da mídia nacional, consubstanciada com pesquisa bibliográfica na literatura especializada que trata dessa forma de trabalho. Os resultados desse estudo revelam que as transformações tecnológicas incidiram sobre as condições do mercado e criaram novas espaços de trabalho que intensificaram a exploração e a precarização. Nesse processo destacamos as longas jornadas de trabalho, a baixa remuneração, a exaustão física, a total desproteção trabalhista, a perda efetiva de parte do tempo de reprodução social e a subsunção dos trabalhadores à ideologia do empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crismanda Maria Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE. Atualmente cursa o Doutorado em Serviço Social pelo PPGSS/UFPE. Desenvolve pesquisa no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (GET/UFPE).

Downloads

Publicado

01-07-2021

Como Citar

Ferreira, C. M. (2021). O TRABALHO VIA APLICATIVOS: EXPONENCIAÇÃO DO VALOR NA ERA FLEXÍVEL-DIGITAL. Temporalis, 21(41), 353–366. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p353-366