Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social

Autores

  • Larissa Dahmer Pereira Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165

Resumo

Os estudantes de Serviço Social foram convocados a realizar, em 2007 e 2010, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo objetiva problematizar o ENADE como integrante da contrarreforma do ensino superior brasileiro, que se encontra em curso, e, desta forma, contribuir para as reflexões do Serviço Social neste processo. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica de estudiosos da contrarreforma do ensino superior e da área de Educação, bem como a análise de dados fornecidos pelo INEP/MEC, principalmente aqueles relativos à expansão e ao financiamento da educação superior brasileira. Por fim, busca-se levar à discussão a necessidade de analisar o ENADE e as implicações do boicote à prova, realizado pelos estudantes de Serviço Social, no bojo do processo analisado, assim como intensificar o debate e aprofundar a pesquisa sobre a formação profissional entre a categoria profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Dahmer Pereira, Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ)

graduada em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da ESS/UFRJ. Doutora em Serviço Social pelo PPGSS/ESS/UFRJ. Atuou como assistente social nas áreas de Saúde (Hospital Geral) e Saúde Mental. Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Niterói, onde ministra disciplinas nas áreas de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social e de Política Social. É pesquisadora na área de Política Social, com enfoque na política educacional para o ensino superior e a formação profissional em Serviço Social. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa: "Mercantilização da educação superior e a formação profissional dos assistentes sociais". É coordenadora e editora do site www.assistentesocial.com.br.

Downloads

Publicado

15-08-2012

Como Citar

Pereira, L. D. (2012). Enade no contexto de contrarreforma do ensino superior: reflexões para o Serviço Social. Temporalis, 10(20), 137–165. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2010v10n20p137-165