DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p70-86

Resumo

O escopo deste artigo é elucidar a formação profissional crítica em Serviço Social perante os desafios postos pelo neoliberalismo, a radicalização do conservadorismo e o atual momento da Pandemia COVID-19. Para tanto, a partir de revisão bibliográfica acerca da formação em Serviço Social numa perspectiva sócio-histórica, traz reflexões sobre esta formação, bem como, apresenta dados atuais que demonstram o processo de precarização ao qual a educação está submetida desde a contrarreforma do Estado brasileiro até a atualidade com a dramática situação vivenciada no país diante da Pandemia. Ressalta-se, por fim, a importância da reafirmação de um projeto de formação crítica que defenda os direitos humanos e tenha como embasamento a perspectiva emancipatória, como resistência ao avanço do pensamento conservador na atualidade e a todos os retrocessos na educação superior no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/BS)

Graduada, mestra e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora associada da UNIFESP/BS no curso de Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais. Membra do Grupo de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social: Ética, Trabalho e Formação da UNIFESP. Membra da coordenação do GTP de Ética, Direitos Humanos e Serviço Social da ABEPSS (gestões 2019-2020 e 2021-2022).

Giovanna Canêo, Universidade Federal de São Paulo

Assistente social formada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP.  Membra da coordenação do grupo de estudos, pesquisa e extensão sociedade punitiva, justiça criminal e direitos humanos profa. Andrea Almeida Torres (GEPEX - DH - ATT) – UNIFESP. Membra do Grupo de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social: Ética, Trabalho e Formação da UNIFESP.

Downloads

Publicado

01-07-2021

Como Citar

Cardoso, P. F. G., & Canêo, G. (2021). DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO. Temporalis, 21(41), 70–86. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p70-86