OITO NOTAS SOBRE FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E RENOVAÇÃO CRÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p143-157

Resumo

O artigo apresenta um breve roteiro sobre os aspectos que compõem a relação entre renovação crítica do Serviço Social e formação social brasileira. Trata-se de um esforço de síntese de parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa Formação Social do Brasil e Serviço Social: a realidade brasileira na formação de assistentes sociais. Analisamos referências do pensamento social brasileiro próximas à tradição marxista e sua influência na produção teórica do Serviço Social desde a década de 1980. Busca-se, dessa forma, refletir sobre a relevância desse arcabouço teórico-metodológico e legado político frente aos desafios ainda postos tanto na formação quanto no trabalho dos/as assistentes sociais no Brasil na luta contra o conservadorismo. A apreensão dos fundamentos da formação social brasileira e dos elementos que constituem sua particularidade no desenvolvimento capitalista revela-se como uma necessidade, ontem e hoje, para o processo de renovação crítica do Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyne Medeiros Pereira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE, Recife, Brasil).

Gabrielly Souza de França

Assistente Social. Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Pereira, E. M., & França, G. S. de . (2021). OITO NOTAS SOBRE FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E RENOVAÇÃO CRÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL. Temporalis, 21(42), 143–157. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p143-157