A CENTRALIDADE DA QUESTÃO SOCIAL PARA O SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO

Autores

  • Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Serviço Social: Fundamentos, formação e trabalho profissional Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
  • Fátima Grave Ortiz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Hamida Assunção Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Luciana Cantalice Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Mariléia Goin Universidade de Brasília (UnB)
  • Tatiana Reidel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p246-260

Resumo

O artigo discute a questão social como um dos fundamentos do Serviço Social Brasileiro e, por conseguinte, a sua vívida e hodierna centralidade para a formação e para o trabalho profissional, a partir das reflexões que têm embasado o Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional, da ABEPSS. Ancorada no materialismo histórico e dialético, a produção é oriunda de levantamento bibliográfico e documental e apresenta análises que evidenciam o quão imperativo é o fortalecimento dessa perspectiva em tempos marcados pelo avanço das tendências conservadoras e a ampliação das discussões acerca da relação orgânica entre questão social e Serviço Social, de modo a incorporarmos permanentemente suas determinações e conformações decorrentes das especificidades do momento histórico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Grave Ortiz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada da Escola de Serviço Social e do Programa da Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Hamida Assunção, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professora do curso de de Graduação e de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, Manaus, Brasil).

Luciana Cantalice, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (graduação). (UFPB, João Pessoa, Brasil) e Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN, Natal, Brasil).

Mariléia Goin, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (graduação e pós-graduação). (UnB, Brasília (DF), Brasil).

Tatiana Reidel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS, Porto Alegre, Brasil).

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Serviço Social: Fundamentos, formação e trabalho profissional, Ortiz, F. G., Assunção, H., Cantalice, L., Goin, M., & Reidel, T. (2021). A CENTRALIDADE DA QUESTÃO SOCIAL PARA O SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO. Temporalis, 21(42), 246–260. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p246-260