A CENTRALIDADE DO TRABALHO E DA QUESTÃO SOCIAL: SUBSÍDIOS PARA AS DIRETRIZES CURRICULARES DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p213-229

Resumo

O presente artigo trata-se de algumas contribuições do Grupo Temático de Pesquisa Trabalho, Questão Social e Serviço Social da ABEPSS sobre as atuais tendências do debate da questão social. Busca-se apresentar uma linha argumentativa da centralidade do trabalho e da questão social como eixo articulador das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. A reflexão proposta se dá à luz da crítica da economia política, ressaltando a profícua contribuição da tradição marxista para o desvendar da questão social; e tendo em vistas as particularidades da formação social brasileira nas suas relações globais com a totalidade dos processos de acumulação do capital, o capitalismo dependente na contemporaneidade e as complexas e contraditórias relações entre capital e trabalho nesse território. Assim, foram discutidas as principais tendências no debate do trabalho e da questão social nos últimos anos, identificando o acúmulo teórico crítico da profissão nessa temática, mas também a presença de tendências liberais-pós-modernas, assépticas de crítica e reforçadoras do status quo. A análise das tendências no debate da questão social a partir da perspectiva assinalada possibilitou apontar suas determinações e os necessários avanços. Observamos que com essas premissas e com a acúmulo de conhecimentos produzidos pelo Serviço Social podemos avançar nos estudos sobre o trabalho e a questão social numa direção social e estratégica aliada aos interesses da classe trabalhadora aliada aos interesses da classe trabalhadora e na defesa de uma sociedade sem exploração e opressão, rumo à emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Santana do Amaral, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social. Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE, Recife, Brasil).

Ana Cristina Oliveira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social. Professora Adjunta FMARXIV do Departamento de Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (UFF, Niterói, Brasil).

Cristiane Luiza Sabino de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Edvânia Ângela de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unifesp)

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (Unifesp-Baixada Santista, Santos, Brasil).

Ricardo Lara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor Associado do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Vera Lúcia Batista Gomes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Doutora em Sociologia do trabalho. Professora Associada IV do Curso de Graduação e Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil).  

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Trabalho, Questão Social e Serviço Social, Amaral, Ângela S. do, Oliveira, . A. C. O. de ., Souza, C. L. S. de ., Edvânia Ângela de Souza, Lara, R., & Gomes, V. L. B. (2021). A CENTRALIDADE DO TRABALHO E DA QUESTÃO SOCIAL: SUBSÍDIOS PARA AS DIRETRIZES CURRICULARES DO SERVIÇO SOCIAL. Temporalis, 21(42), 213–229. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p213-229