A CENTRALIDADE DO TRABALHO E DA QUESTÃO SOCIAL: SUBSÍDIOS PARA AS DIRETRIZES CURRICULARES DO SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p213-229Resumo
O presente artigo trata-se de algumas contribuições do Grupo Temático de Pesquisa Trabalho, Questão Social e Serviço Social da ABEPSS sobre as atuais tendências do debate da questão social. Busca-se apresentar uma linha argumentativa da centralidade do trabalho e da questão social como eixo articulador das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. A reflexão proposta se dá à luz da crítica da economia política, ressaltando a profícua contribuição da tradição marxista para o desvendar da questão social; e tendo em vistas as particularidades da formação social brasileira nas suas relações globais com a totalidade dos processos de acumulação do capital, o capitalismo dependente na contemporaneidade e as complexas e contraditórias relações entre capital e trabalho nesse território. Assim, foram discutidas as principais tendências no debate do trabalho e da questão social nos últimos anos, identificando o acúmulo teórico crítico da profissão nessa temática, mas também a presença de tendências liberais-pós-modernas, assépticas de crítica e reforçadoras do status quo. A análise das tendências no debate da questão social a partir da perspectiva assinalada possibilitou apontar suas determinações e os necessários avanços. Observamos que com essas premissas e com a acúmulo de conhecimentos produzidos pelo Serviço Social podemos avançar nos estudos sobre o trabalho e a questão social numa direção social e estratégica aliada aos interesses da classe trabalhadora aliada aos interesses da classe trabalhadora e na defesa de uma sociedade sem exploração e opressão, rumo à emancipação humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.