CRISE E QUESTÃO SOCIAL: REBATIMENTOS PARA INFÂNCIAS, ADOLESCÊNCIAS, JUVENTUDES E ENVELHECIMENTOS

Autores

  • Grupo Temático de Pesquisa da Abepss Serviço Social, Geração e Classes Sociais Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social Autor
  • Giovane Antonio Scherer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Autor
  • Hingridy Fassarella Caliari CRESS 17ª Região Autor
  • Juliana Batistuta Vale Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Autor
  • Márcia Campos Eurico Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Nanci Soares Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) Autor
  • Solange Teixeira Universidade Federal do Piauí (UFPI) Autor

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p320-334

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar subsídios à análise dos rebatimentos da crise estrutural do capital e crise pandêmica no cenário brasileiro, centralizando o debate no que se referem ao aprofundamento das expressões da questão social com ênfases nas infâncias, adolescências, juventudes e envelhecimentos. O texto apresenta mediações com dados de realidade na perspectiva de evidenciar os desafios para a produção do conhecimento e trabalho em Serviço Social na articulação do tema geração com questões de gênero e étnico-racial, evidenciando a centralidade de classe social. Aponta os desafios para a luta na perspectiva da materialização de direitos para as gerações diante do avanço neoliberal e neoconservador na realidade brasileira. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovane Antonio Scherer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

    Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS, Porto Alegre).

  • Hingridy Fassarella Caliari , CRESS 17ª Região

    Assistente Social. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Membro da Gestão do CRESS 17º Região. (CRESS-17 º Região, Vitória, Brasil).

  • Juliana Batistuta Vale, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância  da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (CIESPI/PUC Rio, Rio de Janeiro, Brasil).

  • Márcia Campos Eurico , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta da graduação e do PPG em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo. (UNIFESP, Santos, Brasil).

  • Nanci Soares, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual de São Paulo. (UNESP, Franca, Brasil).

  • Solange Teixeira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Assistente Social. Doutora em Políticas Públicas. Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí. (UFPI, Teresina, Brasil).

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

CRISE E QUESTÃO SOCIAL: REBATIMENTOS PARA INFÂNCIAS, ADOLESCÊNCIAS, JUVENTUDES E ENVELHECIMENTOS. (2021). Temporalis, 21(42), 320-334. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p320-334