CRISE E QUESTÃO SOCIAL: REBATIMENTOS PARA INFÂNCIAS, ADOLESCÊNCIAS, JUVENTUDES E ENVELHECIMENTOS

Autores

  • Grupo Temático de Pesquisa da Abepss Serviço Social, Geração e Classes Sociais Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
  • Giovane Antonio Scherer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Hingridy Fassarella Caliari CRESS 17ª Região
  • Juliana Batistuta Vale Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Márcia Campos Eurico Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Nanci Soares Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)
  • Solange Teixeira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p320-334

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar subsídios à análise dos rebatimentos da crise estrutural do capital e crise pandêmica no cenário brasileiro, centralizando o debate no que se referem ao aprofundamento das expressões da questão social com ênfases nas infâncias, adolescências, juventudes e envelhecimentos. O texto apresenta mediações com dados de realidade na perspectiva de evidenciar os desafios para a produção do conhecimento e trabalho em Serviço Social na articulação do tema geração com questões de gênero e étnico-racial, evidenciando a centralidade de classe social. Aponta os desafios para a luta na perspectiva da materialização de direitos para as gerações diante do avanço neoliberal e neoconservador na realidade brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane Antonio Scherer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS, Porto Alegre).

Hingridy Fassarella Caliari , CRESS 17ª Região

Assistente Social. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Membro da Gestão do CRESS 17º Região. (CRESS-17 º Região, Vitória, Brasil).

Juliana Batistuta Vale, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância  da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (CIESPI/PUC Rio, Rio de Janeiro, Brasil).

Márcia Campos Eurico , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta da graduação e do PPG em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo. (UNIFESP, Santos, Brasil).

Nanci Soares, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual de São Paulo. (UNESP, Franca, Brasil).

Solange Teixeira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Assistente Social. Doutora em Políticas Públicas. Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí. (UFPI, Teresina, Brasil).

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Grupo Temático de Pesquisa da Abepss Serviço Social, Geração e Classes Sociais, Scherer, G. A., Caliari , H. F., Vale, J. B., Eurico , M. C., Soares, N., & Teixeira, S. (2021). CRISE E QUESTÃO SOCIAL: REBATIMENTOS PARA INFÂNCIAS, ADOLESCÊNCIAS, JUVENTUDES E ENVELHECIMENTOS. Temporalis, 21(42), 320–334. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p320-334