FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO, FEMINISMOS, RAÇA/ETNIA E SEXUALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p293-303

Resumo

O artigo tem como objetivo contribuir com o debate das diretrizes curriculares do Serviço Social a partir do acúmulo de estudos e análises do GTP Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, feminismos, raça/etnia e sexualidades da ABEPSS. Aponta-se elementos analíticos das ênfases do GTP e as contradições teóricas para o debate da questão social para a análise das relações étnico-raciais, de gênero, de sexualidade e feminismos, para problematizar as particularidades da classe trabalhadora.  Por fim, a partir do estado da arte das produções acadêmicas das ênfases, de 2010 a 2021, aborda os avanços das diretrizes curriculares e os desafios da implantação das disciplinas obrigatórias na graduação e pós-graduação, como sobre pesquisas e atividades de extensão sobre os temas das ênfases do GTP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Campos Eurico, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta da graduação e do PPG em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo. (UNIFESP/Baixada Santista, Brasil).

Janaiky Pereira de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN, Natal, Brasil).

Maria Ilidiana Diniz, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo-LEDOC da Universidade Federal Rural do Semiárido. (UFERSA, Mossoró, Brasil).

Marco José de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Assistente Social. Pós-Doutor em Políticas Sociais. Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e do PPG em Serviço Social. (UFJF, Juiz de Fora, Brasil).

Ana Paula Procópio da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Psicóloga e Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do PPG em Serviço Social. (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Loiva Mara de Oliveira Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS, Porto Alegre, Brasil).

Rachel Gouveia Passos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Pós-doutora em Serviço Social e Políticas Sociais. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Roberta Pereira da Silva , Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)

Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Assistente Social do Instituto Nacional de Seguro Social. (INSS, São Paulo, Brasil).

Tereza Cristina Santos Martins, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente da Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. (UFS, Aracajú, Brasil).

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Grupo Temático de Pesquisa da Abepss Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Feminismos, Raça/Etnia e Sexualidades, Eurico, M. C. ., Almeida, J. P. de ., Diniz, M. I., Duarte, M. J. de O., Silva, A. P. P. da, … Martins, T. C. S. (2021). FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO, FEMINISMOS, RAÇA/ETNIA E SEXUALIDADES. Temporalis, 21(42), 293–303. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p293-303