RACISMO AMBIENTAL E DESIGUALDADES ESTRUTURAIS NO CONTEXTO DA CRISE DO CAPITAL

Autores

  • Josiane Soares Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Everton Melo da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Mylena da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p158-173

Resumo

O presente artigo apresenta o debate em torno do racismo ambiental pela ótica da crítica da economia política no contexto da crise estrutural do sistema capitalista e suas repercussões destrutivas para a natureza e variadas frações da classe trabalhadora. Partimos da premissa de que a crise do capital ocasiona danos socioambientais de forma desigual entre países centrais e periféricos e, no interior desses países, entre as diferentes classes sociais que lhe são constitutivas. A revisão bibliográfica em teses e dissertações voltadas ao estudo do racismo ambiental na realidade brasileira permitiu apontar a estreita relação entre “questão social” e “questão ambiental” enfatizando de que forma as desigualdades socioambientais atingem mais intensamente o segmento racializado da classe trabalhadora e fazem do racismo ambiental uma importante chave conceitual para análise das relações entre capital e trabalho no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Soares Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

AAssistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Professora Associada da Graduação e Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Sergipe (UFS, Aracaju, Brasil). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM/UFS, Aracaju, Brasil).  

Everton Melo da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Serviço Social no Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Maceió, Brasil).

Mylena da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Serviço Social no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS, Aracaju, Brasil).

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

Santos, J. S., Melo da Silva, E., & da Silva, M. (2022). RACISMO AMBIENTAL E DESIGUALDADES ESTRUTURAIS NO CONTEXTO DA CRISE DO CAPITAL. Temporalis, 22(43), 158–173. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p158-173