O FORMALISMO DA DEMOCRACIA E O ESTABELECIMENTO LIBERAL DAS “REGRAS DO JOGO”

Autores

  • Douglas Ribeiro Barboza Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p141-157

Resumo

O presente artigo busca compreender como se impôs aos teóricos e políticos liberais do século XX a necessidade de buscarem diversas estratégias para limitar na prática a “democracia de massa” e a adotarem novas estratégias ideológicas em relação ao problema da cidadania e ao estabelecimento de limites para essa democracia na teoria. Diante das promessas não cumpridas no tocante aos direitos materiais e à participação dos cidadãos nas escolhas políticas, estes liberais, em geral, seguiram a tendência principal de redução teórica da democracia, na qual foi preciso embebê-la de uma redefinição mínima e procedimental para que esta pudesse ser adaptada ao quadro existente. Para isto, analisaremos desde as formulações de Stuart Mill e sua preocupação em tornar mais aceitável a negação do exercício do poder político à massa de trabalhadores, até as formulações dos elitistas e das teorias minimalistas que irão consolidar a refuncionalização da democracia a serviço da conservação da ordem capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Barboza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Serviço Social pelo PPGSS (UERJ). Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói).

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

Barboza, D. R. (2022). O FORMALISMO DA DEMOCRACIA E O ESTABELECIMENTO LIBERAL DAS “REGRAS DO JOGO”. Temporalis, 22(43), 141–157. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p141-157