A FACE ABSTRUSA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL LAPIDADA PELA OFENSIVA ULTRANEOLIBERAL

Autores

  • Maria Lucia Lopes da Silva Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p53-71

Resumo

A política social de previdência social é essencial à classe trabalhadora. Em contexto de crise estrutural do capital e de ofensiva ultraneoliberal tem sido alvo de ataques pelos capitais que a têm como um nicho de acumulação. Para reverter as investidas dilapidadoras contra a previdência social, a classe trabalhadora   resiste, porém, a força dos capitais tem sido prevalecente. O resultado é uma configuração colidente que, ao mesmo tempo anuncia o direito, mas limita o seu acesso, que se moderniza, preservando o arcaico, que prioriza o atendimento mediado por avançadas tecnologias, em desafino com as características e condições socioeconômicas de grande parcela da população que precisa de sua proteção e não tem acesso a tais tecnologias. Assim, determinada pelas lutas de classes e disputa de interesses antagônicos torna-se abstrusa e põe em descompasso o direito e seu usufruto. Este texto, utilizando-se de revisão de literatura especializada e análise de dados e documentos, sob a perspectiva dialética materialista, tem por objetivo mostrar algumas das contradições que conformam a face abstrusa da previdência social lapidada pelo ultraneoliberalismo dos tempos atuais.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Lopes da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Serviço Social do curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pos-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). 

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

Silva, M. L. L. da. (2022). A FACE ABSTRUSA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL LAPIDADA PELA OFENSIVA ULTRANEOLIBERAL . Temporalis, 22(43), 53–71. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p53-71