MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p59-74

Resumo

O artigo trata das tendências atuais da formação profissional no que diz respeito à temática movimentos e lutas sociais, a partir das particularidades da região nordeste do Brasil. Objetiva suscitar questões sobre o processamento atual da relação Serviço Social e processos organizativos da classe trabalhadora no âmbito da formação profissional e, para tanto, recorre a revisão bibliográfica e documental, com aporte na teoria e no método marxista, valendo-se especialmente da análise de projetos pedagógicos de cursos de Serviço Social situados em Unidades de Formação Acadêmica presenciais públicas e privadas da região. Tomando como referência o projeto formativo referenciado nas diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), conclui pelo necessário fortalecimento do legado oriundo da reconceituação latino-americana e do processo de renovação profissional do Serviço Social brasileiro quanto aos vínculos da profissão com organizações, movimentos e lutas.

 

Palavras-Chave: Movimentos Sociais; Lutas Sociais; Serviço Social; Formação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clariça Ribeiro Guimarães, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e professora no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com ênfase na discussão da relação entre Movimentos Sociais e Serviço Social.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Guimarães, M. C. R. (2022). MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA EM SERVIÇO SOCIAL . Temporalis, 22(44), 59–74. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p59-74