AVANÇOS E DESAFIOS DO DEBATE SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p75-90

Resumo

Este artigo tem o propósito de contribuir com o debate crítico e propositivo acerca das relações étnico-raciais na formação, exercício profissional, organização político-profissional e na produção do conhecimento em Serviço Social, posto que a raça funciona como eixo estruturante da formação social brasileira, fator de classificação dos seres humanos e naturalização das hierarquias raciais. A pesquisa que norteou as análises foi de cunho bibliográfico, por meio do diálogo com autores que tratam do racismo que afeta a vida das pessoas com violência nas relações interpessoais e institucionais. Parto do pressuposto de que, embora o Serviço Social tenha avançado no trato da questão racial como tendência teórica e política atual, ainda persistem alguns limites. Qualquer forma de enfrentamento das persistentes desigualdades raciais e do racismo estrutural não pode ser superficial, tem a ver com a mudança, com a transformação social do modo de produção e reprodução da vida.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zelma de Araujo Madeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Assistente Social. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UECE). Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado do Ceará (desde 2020). Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família (NUAFRO/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Relações Étnico-raciais: cultura e sociedade da UECE.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Madeira, M. Z. de A. (2022). AVANÇOS E DESAFIOS DO DEBATE SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO SERVIÇO SOCIAL . Temporalis, 22(44), 75–90. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p75-90