NAS TRILHAS COLETIVAS DA RESISTÊNCIA: SERVIÇO SOCIAL E LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p18-42

Resumo

Este texto analisa o Serviço Social na história recente em Nuestra América, colocando em relevo o compromisso com os sujeitos sociais que se trabalha e suas formas coletivas de expressão na defesa da vida e dos direitos humanos e sociais. As desigualdades e lutas sociais condensadas na “questão social” estão na base das requisições que se apresentam aos assistentes sociais no mercado de trabalho; no Estado nas suas políticas públicas, nas empresas e organizações privadas não lucrativas e na atuação direta com movimentos sociais. O texto consta de :a) Introdução, que situa os conflitos na Amazonia e os efeitos da combinação entre crise e pandemia mundial da COVID-19; b) Banalização da vida humana: crise do capital e questão social, salientando algumas expressões das desigualdades na América Latina; c) O Serviço Social na história como ângulo de análise e seus vínculos com as organizações, movimentos e projetos sociais das classes subalternas no Brasil: d) Desafios ao Serviço  Social nas trilhas coletivas a resistência na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Villela Iamamoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1971), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora Titular (aposentada) da Escola de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora titular (aposentada) da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Foi bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística PROCIÊNCIA (FAPERJ/UERJ). Pesquisadora integrante do Centro de Estudos Octávio Ianni e coordenadora do Núcleo de Estudos Estado, Classes Trabalhadoras e Serviço Social - NECLATSS/CEOI/UERJ. Ex-coordenadora Adjunta da CAPES para a área de Serviço Social (triênio 2008-2010). Professora visitante na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre 2019 - 2021. Premiada com Katherine A. Kendall pela International Association of Schools of Social Work - IASSW, em Dublin, Irlanda, em 2018. Tem experiência na área de Serviço Social e Sociologia Rural com ênfase em Serviço Social na História, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, história do serviço social, educação em serviço social e ensino superior. Autora de livros de Serviço Social, com várias edições e artigos em revistas nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Villela Iamamoto, M. (2022). NAS TRILHAS COLETIVAS DA RESISTÊNCIA: SERVIÇO SOCIAL E LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA. Temporalis, 22(44), 18–42. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p18-42