REFORMA DO ENSINO MÉDIO: EDUCAÇÃO COMO AÇÃO HUMANA QUE FORNECE COMPETÊNCIAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n45p273-286

Resumo

O objeto desse artigo é a concepção de educação que a Reforma do Ensino Médio de 2017 traz consigo. Foi realizada pesquisa documental e adotou-se o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico, a fim de submeter o concreto inicial a diferentes mediações (histórica, econômica, cultural, política) que nos possibilitarão voltar ao concreto inicial com um novo olhar. O objetivo geral é identificar as permanências e mudanças conceituais da concepção de educação com a Reforma do Ensino Médio. O artigo está estruturado em duas partes: (i) A Reforma do Ensino Médio: ampliação da carga horária  e  protagonismo juvenil na escolha dos itinerários formativos; (ii) Modelo de competências para o aumento da produtividade nacional. A conclusão indica que, na Reforma do Ensino Médio, a concepção de educação enquanto atividade humana fornecedora de competências necessárias para o século XXI encontra dificuldades estruturais para sua implementação.

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Biografia do Autor

David Santos Pereira Chaves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Técnico em Assuntos Educacionais. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Supervisor e orientador educacional Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET, Nova Friburgo, Brasil). E-mail: dchaves1980@gmail.com

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Publicado

01-07-2023

Como Citar

Chaves, D. S. P. (2023). REFORMA DO ENSINO MÉDIO: EDUCAÇÃO COMO AÇÃO HUMANA QUE FORNECE COMPETÊNCIAS. Temporalis, 23(45), 280–293. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n45p273-286