REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DEPENDÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n45p169-184

Resumo

O presente texto traz como objeto de análise a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017). A referida lei foi promulgada em um contexto histórico em que ocorre a intensificação da precarização das relações trabalhistas e das políticas de proteção social. O objetivo é evidenciar as interseções sobre a formação da força de trabalho em uma conjuntura político-econômica regressiva, caracterizada por relações de dependência do capitalismo brasileiro. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica a partir do desenvolvimento de uma análise teórico-conceitual da literatura e dos instrumentos jurídicos que normatizam a educação brasileira. O artigo está organizado numa apresentação inicial sobre os argumentos que embasam a reforma do ensino médio, seguido de duas seções que balizam a discussão sobre a precarização do mundo do trabalho e da dependência como condição estrutural da economia brasileira; a seguir, foi abordada como o rebaixamento da formação da força de trabalho está relacionada à própria conjuntura histórica de adequação da economia brasileira ao capitalismo contemporâneo. O trabalho elucida que a reforma do ensino médio representa uma materialização da ofensiva do capital sobre o trabalho, a partir da formação de uma juventude, em sua maioria na escola pública, que tenha como parâmetro relações de trabalho precárias e que preconize o autoengajamento em ações de empreendedorismo como forma de subsistência.

Biografia do Autor

  • Pâmella Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Estudante. Bacharela em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil) e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: pamellatmpsouza@gmail.com

  • Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Pedagogo. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: brunogawry@gmail.com

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Publicado

01-07-2023

Como Citar

REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DEPENDÊNCIA. (2023). Temporalis, 23(45), 169-184. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n45p169-184