CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS NO TRABALHO INTERVENTIVO DO/A ASSISTENTE SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p357-374

Palavras-chave:

Cotidiano, Trabalho, Práxis, Atuação Profissional, Serviço Social

Resumo

O presente ensaio teórico problematiza e busca uma fundamentação sobre as dimensões do trabalho interventivo do/a assistente social enquanto práxis. Nesse sentido, o objetivo central do texto é entender os fundamentos da práxis e da categoria trabalho a partir da concepção marxiana e da tradição marxista, fazendo uma relação com o fazer profissional do/a assistente social. Para o estudo recorreu a uma ampla pesquisa bibliográfica e documental. No desenvolvimento, aponta que é importante salientar que a práxis, ou as motivações da práxis profissional e revolucionária, não devem estar desvinculada de sistemas de valores e circunstâncias cotidianas que, muitas vezes, impedem a elevação da subjetividade, a suspensão da imediaticidade e da cotidianidade, nesse sentido, é de fundamental importância que os/as profissionais do Serviço Social estejam alinhados/as às diretrizes ideo-políticas e críticas que norteiam o fazer profissional no referencial teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo frente aos diversos desafios profissionais enfrentados nos espaços sócio-institucionais. Nas considerações finais é apontado a necessidade de consolidar a identidade profissional de assistente social enquanto um profissional da práxis, dessa maneira, o profissional possa contribuir de forma direta no enfrentamento às múltiplas expressões da questão social com uma práxis realmente revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Costa de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Assistente Social (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre (2013) em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA, especialista (2011) em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília (UnB), especialista (2011) em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas. Doutorando em Serviço Social (2022) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) onde desenvolvo estudos e pesquisas sobre política social, questão social, formação profissional e trabalho do assistente social na educação básica. Trabalhou nas políticas públicas de saúde (SUS) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG / 2009-2012) e na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/PBH) como assistente social em uma Unidade básica de Saúde e como referência técnica no Núcleo de Atenção Psicossocial, Promoção, Prevenção e Intersetorialidade (2020-2022). Experiência na docência de ensino superior nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, coordenação de estágio e coordenação de pós-graduação no Centro Universitário Una (2009-2020). Atuei como professor substituto no curso de Serviço Social na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022-2023). Desde 2020 é professor e coordenador do curso de pós-graduação em Instrumentalidade e Técnicas-Operativas em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Serviço Social na Área da Educação (GEPESSE) e Estudos e Pesquisas sobre Política de Saúde e Serviço Social (QUAVISS) ambos da FCHS da UNESP. Experiência em processo de criação, autorização e avaliação de cursos de Serviço Social junto ao MEC.

Renato Tadeu Veroneze, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

 In Memoriam. Assistente social (UNIFEG); mestre; doutor e pós-doutor em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Martinelli. Professor e coordenador do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Minas Gerais, campus Poços de Caldas - MG.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi e revisada por Ivone Castilho Benedetti, 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética: fundamentos sócio-históricos (Biblioteca básica do Serviço Social; v. 4). São Paulo: Cortez, 2008.

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Os fundamentos sócio-históricos da ética. Em: Módulo 02 do curso de capacitação em Serviço Social. Brasília: SEAD, 1999, p. 120-136.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

COELHO, Marilene. Imediaticidade na prática profissional do assistente social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

CFESS. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. - 10ª. ed. rev. e atual. - [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2012]. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf Acesso em 12/02/2023.

CFESS. Perfil de assistentes sociais no Brasil: formação, condições de trabalho e exercício profissional. [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2022]. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/2022Cfess-PerfilAssistentesSociais-Ebook.pdf Acesso em 08/02/2023.

CRESS-RJ. Sobre a profissão. Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.cressrj.org.br/institucional/sobre-a-profissao/ Acesso em 11/02/2023.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Do conceito de mímesis no pensamento de Adorno e Benjamin. Perspectivas. São Paulo, 1993, p. 67-89. Disponível em: seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/download/771/632

GOMES, Nilvania Alves; DINIZ, Camila Silva. Teoria e prática no Serviço Social: uma reflexão sobre a identidade profissional do assistente social e os desafios contemporâneos. http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/TEORIA%20E%20PR%C3%81TICA%20NO%20SERVI%C3%87O%20SOCIAL%20UMA%20REFLEX%C3%83O%20SOBRE%20A%20IDENTIDADE%20PROFISSIONAL%20DO%20ASSISTENTE%20SOCIAL%20E%20OS%20DESA.pdf, 2012. Acesso em 10/02/2023.

GUIMARÃES, Gleny Terezinha Duro (Org.). Aspectos da teoria do cotidiano: Agnes Heller em perspectiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HELLER, Agnes. A herança da ética marxiana. Em: História do marxismo. Eric J. Hobsbawm [et al.]. Trad. Carlos Nelson Coutinho [et al.]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989, p. 103-130.

HELLER, Agnes. Teoría de las necesidades en Marx. Trad. J. F. Yvars. Prólogo de P. A. Rovatti. Barcelona: Península, 1986.

HELLER, Agnes. A filosofia radical. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

HELLER, Agnes. La revolução de la vida cotidiana. Trad. Gustau Muñoz, Enric Pérez Nadal e Iván Tapia. Barcelona: Península, 1982.

HELLER, Agnes. Sociología de la vida cotidiana. Trad. J. F. Yvars e E. Pérez Nadal. Barcelona: Península, 1977.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

LUKÁCS, Georgy. Para uma ontologia do ser social – v. I. Trad. Carlos Nelson Coutinho; Mario Duayer; Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

LUKÁCS, Georgy. Ontologia del ser social: El trabajo. 1ª Ed. Trad. Miguel Vedda. Buenos Aires: Herramienta, 2004.

LUKÁCS, Georgy. Prefácio. Em HELLER, Agnes. Sociología de la vida cotidiana. Trad. J. F. Yvars e E. Pérez Nadal. Barcelona: Península, 1977, p. 09-14.

MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni. Orientações básicas para a pesquisa. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto3-1.pdf, 2008. Acesso em 10/06/2022.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I, Vol. I. 24ª ed. Trad. Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política. Trad. Edgard Malagodi. São Paulo: Nova Cultural, 2005. (Coleção: Os Pensadores).

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, F. A Ideologia Alemã: crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Fererbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Org., trad., prefácio e notas de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

NETTO, José Paulo; CARVALHO, Maria do Carmo Brant. Cotidiano: conhecimento e crítica. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

OUTHWAIRE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo Serviço Social. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social. Curso de Capacitação de Assistentes Sociais. Módulo 4. Brasília: CEAD, 1999, p. 35-50.

SANTOS, Cláudia Mônica dos. Na prática a teoria é outra? Mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Trad. Maria Encarnação Moya. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

VERONEZE, Renato Tadeu. Agnes Heller, indivíduo e ontologia social: fundamentos para a consciência ética e política do ser social. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. São Paulo: 2013.

VOX. Diccionario de Español para extranjeros: para la ensenãnza de la lengua española. Universidad de Alcalá. 2ª reimpressão. Barcelona: Larousse Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Costa de Carvalho, C., & Tadeu Veroneze, R. (2023). CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS NO TRABALHO INTERVENTIVO DO/A ASSISTENTE SOCIAL. Temporalis, 23(46), 357–374. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p357-374