O “ENSINO DA ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL” APÓS 30 ANOS DE APROVAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p188-201

Palavras-chave:

Serviço Social, “ensino da ética”, exercício profissional.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre o ensino da ética em Serviço social após trinta anos da aprovação do código de ética das assistentes sociais e os desafios posto para uma formação crítica, orientada pelos princípios éticos da profissão. Tem por objetivo analisar as contradições presentes na sociedade atual, onde se intensificam os processos de desumanização da vida e seus impactos na educação superior, enfatizando a realidade de estudantes e as condições de ensino e trabalho de profissionais da educação. Discute-se também como a universidade pode ser espaço de resistência na construção de um conhecimento crítico e contra hegemônico e como o “ensino da ética” pode ser um momento privilegiado nessa direção.

 

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Biografia do Autor

Paula Bonfim Guimarães Cabral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente Associada da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (FSS/UERJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: bonfimpaulauerj@gmail.com

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

Guimarães Cabral, P. B. (2023). O “ENSINO DA ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL” APÓS 30 ANOS DE APROVAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993. Temporalis, 23(46), 188–201. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p188-201