Assistência estudantil: reflexão sobre os programas implantados na UFMG
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p386-403Palavras-chave:
Política de Assistência Estudantil, Fundação Mendes Pimentel, Vulnerabilidade SocialResumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica e documental, com o objetivo de compreender a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especificamente no Campus de Montes Claros-MG, refletindo sobre a Política Pública do Ensino Superior no Brasil, discussão relativa aos programas de assistência estudantil existentes na instituição, bem como algumas caracterizações dos discentes atendidos no período de 2017 a 2021. A trajetória metodológica consistiu em analisar dados dos estudantes atendidos pela Fundação Mendes Pimentel-Fump no período entre 2017 e 2021. A partir da análise dos dados sobre posicionamento dos estudantes em níveis socioeconômicos, sexo (masculino/feminino), cidade de origem e cor/raça, observou-se que no Instituto de Ciências Agrárias a maior parte dos/as estudantes atendidos/as pela fundação estão classificados no nível I, são mulheres, vieram de outros municípios e são autodeclarados/as pardos/as e pretos/as. O estudo identificou ainda as ações desenvolvidas pela instituição, observando as abordagens diante das vulnerabilidades sociais do público discente atendido e a perspectiva de abranger aspectos além das necessidades básicas de moradia e alimentação.
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