Assistência estudantil: reflexão sobre os programas implantados na UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p386-403

Palavras-chave:

Política de Assistência Estudantil, Fundação Mendes Pimentel, Vulnerabilidade Social

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica e documental, com o objetivo de compreender a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especificamente no Campus de Montes Claros-MG, refletindo sobre a Política Pública do Ensino Superior no Brasil, discussão relativa aos programas de assistência estudantil existentes na instituição, bem como algumas caracterizações dos discentes atendidos no período de 2017 a 2021. A trajetória metodológica consistiu em analisar dados dos estudantes atendidos pela Fundação Mendes Pimentel-Fump no período entre 2017 e 2021. A partir da análise dos dados sobre posicionamento dos estudantes em níveis socioeconômicos, sexo (masculino/feminino), cidade de origem e cor/raça, observou-se que no Instituto de Ciências Agrárias a maior parte dos/as estudantes atendidos/as pela fundação estão classificados no nível I, são mulheres, vieram de outros municípios e são autodeclarados/as pardos/as e pretos/as. O estudo identificou ainda as ações desenvolvidas pela instituição, observando as abordagens diante das vulnerabilidades sociais do público discente atendido e a perspectiva de abranger aspectos além das necessidades básicas de moradia e alimentação.

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Biografia do Autor

Michely Gonçalves Mota de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Assistente Social. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES, Montes Claros, Brasil) . Assistente Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Montes Claros, Brasil). E-mail: michely_mota@yahoo.com.br

Viviane Bernadeth Gandra Brandão, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Assistente Social. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC, Belo Horizonte, Brasil). Docente de Serviço Social no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES, Montes Claros, Brasil). E-mail: viviane.gandra1@hotmail.com

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Gonçalves Mota de Souza, M., & Bernadeth Gandra Brandão, V. (2024). Assistência estudantil: reflexão sobre os programas implantados na UFMG. Temporalis, 24(48), 386–403. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p386-403