Trabalho docente em serviço social no contexto do ensino remoto emergencial – ERE
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p189-205Palavras-chave:
Ensino de Serviço Social, Serviço Social, Trabalho DocenteResumo
O objetivo deste artigo é analisar as particularidades do trabalho docente das assistentes sociais que compõem o corpo profissional de uma Faculdade de Serviço Social pública do norte pesquisada no contexto do ERE, identificando os principais desafios, dificuldades e possibilidades desse modelo educacional. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento de literatura e entrevista semiestruturada com seis docentes de Serviço Social. As professoras tiveram seus espaços privados invadidos e sobrecarga de trabalho, além de dificuldades em assegurar a interação teórico-prática do ensino-aprendizagem em um contexto de distanciamento social e interação virtual.
Downloads
Referências
ABEPSS. A formação em serviço social e o ensino remoto emergencial. Brasília, 2021.
ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Rio de Janeiro, 1996.
ABEPSS. Trabalho e ensino remoto emergencial. Brasília, 2020.
ABRAMIDES, M. B. C. O projeto ético-político do serviço social brasileiro: ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2019.
ANTUNES, R. (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, R. Coronavírus (COVID-19): o trabalho sob fogo cruzado. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, R. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
BANCO MUNDIAL. A educação na América Latina e Caribe. 1999. Disponível em: http://www.bancomundial.org.br. Acesso em: 02 jan. 2024.
CAPUTI, L. Supervisão de estágio em Serviço Social: tempos de mundialização do capital: desafios cotidianos e (re)significados! Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP, 2014.
CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Sobre a incompatibilidade de graduação à distância e Serviço Social. v.2. Brasília, 2014.
COSTA, F. As particularidades do Ensino Superior brasileiro nos marcos do capitalismo dependente. Temporalis, Brasília (DF), ano 18, n. 35, jan./jun. 2018.
DAHMER, L. Mercantilização do ensino superior, educação a distância e Serviço Social. Temporalis, Brasília, ano VIII, nº 15, p. 35-48, jan./jun., 2008.
FARAGE, E. Educação superior em tempos de retrocessos e os impactos na formação profissional do Serviço Social. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 140, p. 48–65, jan./abr. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONSALES, M. Indústria 4.0: empresas plataformas, consentimento e resistência. In: ANTUNES, R. (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
GUERRA, Y. A. D. A instrumentalidade do Serviço Social. 9º edição, São Paulo: Cortez, 2011
GUERRA, Y. A. D. Formação profissional em Serviço Social: processo de conversação, aperfeiçoamento e ruptura no contexto da América Latina e Caribe. Revista Costarriquenha de Serviço Social, ed. 30, 2016
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2014.
IASI, M. L. Serviço Social aos 80 anos diante de um novo Brasil. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 128, p. 72–84, jan./abr. 2017.
LEWGOY, A.; MACIEL, A. O projeto de formação em Serviço Social: análise da sua trajetória histórica no período 1996 a 2016. Temporalis: Brasília, n. 32, jul./dez. 2016.
LIMA, R. de L. de. Formação profissional em Serviço Social e gênero: algumas considerações. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 117, p. 45–68, jan./mar. 2014.
LOURENÇO, E. A. S. (org.). Saúde do trabalhador e da trabalhadora e serviço social: estudos da relação trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo. Campinas: Papel Social, 2016.
MACIEL, A. Universidade em crise: uma travessia necessária para a formação em serviço social. 2006. 220 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontífice Universidade Católica, Porto Alegre, 2006.
MARX, K. Crítica ao programa de Gotha. Wildside Press LLC, 2008.
MARX, K. O capital. Tradução Rubens Enderle. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. Tradução de Francisco Raul et al. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. Tradução de Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. - 1. ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, ed. 114, seção 1, p. 62, 17 jun. 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-544-2020-06-16.pdf. Acesso em: 10 nov. 2024.
NETTO, J. P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NETTO, J. P. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, E.; ORTIZ, B. Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil. Portal G1, São Paulo, 26 de fevereiro de 2020. Sessão Ciência e Saúde. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/ministerio-da-saude-fala-sobre-caso-possivel-paciente-com-coronavirus.ghtml. Acesso em: 20 dez. 2023.
PRATES, J. A pesquisa social a partir do paradigma dialético-crítico: do projeto à análise do dado. Porto Alegre, 2010.
PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. Trabalho Digital e educação no Brasil. In: ANTUNES, R. (org.). Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
SANTOS, C. M. dos. Na prática a teoria é outra? Mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social. 2°edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.
SANTOS, C. M. dos. Os instrumentos e técnicas: mitos e dilemas na formação profissional do assistente social no Brasil. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro,2006.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas/SP: Autores Associados, 2019.
SIMIONATTO, I. Gramsci: sua teoria, incidência no Brasil, influência no Serviço Social. 2. ed. Florianópolis: Editora UFSC; São Paulo: Cortez Editora, 1999.
UNESCO. Relatório sintético sobre as tendências e desenvolvimentos na educação superior desde a Conferência Mundial sobre a Educação Superior (1998–2003). In: Educação superior: reforma, mudança e internacionalização. Brasília: UNESCO Brasil; SESu, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Temporalis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.