TICs e Política Social: entre o pessimismo da razão e o esperançar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p206-222

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação – TICs, Ensino a distância – EaD, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Educação popular

Resumo

 Este artigo analisa a relação entre as tecnologias da informação e da comunicação – TICs e a esfera da política social, com enfoque em seus efeitos na educação superior, enfatizando o ensino a distância – EaD, a relação entre internet e o acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC e as TICs como elemento de contribuição para a educação popular. A partir da indagação sobre o quanto a transversalidade das TICs nas políticas sociais colaboram para a potencialização dos direitos humanos e sociais e sobre a contribuição destas para a educação popular, realizou-se pesquisas bibliográfica e documental, sendo a pesquisa de campo executada por meio da pesquisa-ação. Com base na teoria crítica é perceptível que o capital instrumentaliza as TICs para os seus próprios interesses, daí ser fundamental não cair na armadilha sobre a neutralidade das TICs apresentadas como meros instrumentos de trabalho, livres de viés. Importa ainda considerar a diversidade do público quando as TICs são elementos mediatizadores da relação entre usuários e instituições públicas, principalmente quando se trata daqueles que possuem perfil diferente ao idealizado pelos formuladores das estratégias de modernização. Por fim, considera que as redes sociais podem contribuir com a organização da classe trabalhadora. Mas, para tal, é preciso ter um projeto político engajado e resistir ao pessimismo e esperançar. Este trabalho é fruto de pesquisa de iniciação científica sobre TICs e Políticas Sociais, realizada entre 2023 e 2024.

 

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Biografia do Autor

Kênia Augusta Figueiredo, Universidade de Brasília - UNB

Assistente Social. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB, Brasília, Brasil). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UNB, Brasília, Brasil). E-mail: figueiredo.kenia@gmail.com

Julia Mara dos Santos, Universidade de Brasília - UNB

Estudante. Graduanda em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB, Brasília, Brasil). Estudante de graduação de Serviço Social na Universidade de Brasília (UNB, Brasília, Brasil). E-mail: jjuliamara11@gmail.com

Maria Luiza Almeida Valladão, Universidade de Brasília - UNB

Estudante. Graduanda em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB, Brasília, Brasil). Estudante de graduação de Serviço Social na Universidade de Brasília (UNB, Brasília, Brasil). E-mail: maluvalladao@gmail.com

Matheus de Almeida Queiroz, Universidade de Brasília

Estudante. Graduando em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB, Brasília, Brasil). Estudante de graduação de Serviço Social na Universidade de Brasília (UNB, Brasília, Brasil). E-mail: matheus72almeida@hotmail.com

 

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Figueiredo, K. A., dos Santos, J. M., Almeida Valladão, M. L., & de Almeida Queiroz, M. (2024). TICs e Política Social: entre o pessimismo da razão e o esperançar. Temporalis, 24(48), 206–222. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p206-222