Assessoria e consultoria no Serviço Social e Redes Sociais: novos conceitos, novo mercado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p158-172

Palavras-chave:

Assessoria, Consultoria, Serviço Social, Tecnologias da informação, Redes sociais

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisa que teve por objetivo refletir sobre os processos de assessoria e consultoria desenvolvidos pelo Serviço Social em sua relação com as tecnologias de informação. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória que partiu do estudo da arte sobre a temática, a partir de levantamento das produções do Serviço Social sobre as temáticas e acompanhamento de perfis em rede social de assistentes sociais que se designam “produtoras de conteúdo” para o Serviço Social. Os resultados nos indicam um movimento de mudança conceitual e de conteúdo da assessoria e consultoria na área, historicamente vinculada aos movimentos sociais e políticas públicas. A partir da incorporação das tecnologias da informação, vê-se a ascensão da perspectiva mercadológica e de venda de produtos, sobretudo após a pandemia do COVID-19 ocorrida em 2020. Este processo impactou diretamente no mercado de trabalho da profissão.

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Biografia do Autor

Marina Monteiro de Castro e Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Assistente social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. (UFJF, Juiz de Fora, Brasil). E-mail: marinamcastro@gmail.com

Maria Júlia Touzo Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Estudante. Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, Juiz de Fora, Brasil). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPQ, na Universidade Federal de Juiz de Fora (FSS/UFJF, Juiz de Fora, Brasil). E-mail: mariajuliatouzomiranda@gmail.com

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Monteiro de Castro e Castro, M., & Touzo Miranda, M. J. (2024). Assessoria e consultoria no Serviço Social e Redes Sociais: novos conceitos, novo mercado?. Temporalis, 24(48), 158–172. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p158-172