Assessoria e consultoria no Serviço Social e Redes Sociais: novos conceitos, novo mercado?
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p158-172Palavras-chave:
Assessoria, Consultoria, Serviço Social, Tecnologias da informação, Redes sociaisResumo
O presente artigo é fruto de pesquisa que teve por objetivo refletir sobre os processos de assessoria e consultoria desenvolvidos pelo Serviço Social em sua relação com as tecnologias de informação. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória que partiu do estudo da arte sobre a temática, a partir de levantamento das produções do Serviço Social sobre as temáticas e acompanhamento de perfis em rede social de assistentes sociais que se designam “produtoras de conteúdo” para o Serviço Social. Os resultados nos indicam um movimento de mudança conceitual e de conteúdo da assessoria e consultoria na área, historicamente vinculada aos movimentos sociais e políticas públicas. A partir da incorporação das tecnologias da informação, vê-se a ascensão da perspectiva mercadológica e de venda de produtos, sobretudo após a pandemia do COVID-19 ocorrida em 2020. Este processo impactou diretamente no mercado de trabalho da profissão.
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