Novas tecnologias no trabalho e o serviço social em Mariana-MG pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p111-125Palavras-chave:
Pandemia, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Trabalho, Serviço SocialResumo
A pandemia do novo coronavírus exacerbou crises estruturais no sistema capitalista global e brasileiro, destacando a precarização do trabalho e a desigualdade social. Neste contexto aceleram-se as transformações do trabalho no bojo da chamada quarta revolução industrial. Isso intensifica ainda mais as desigualdades, colocando desafios profissionais para o Serviço Social, como o da exclusão digital e digitalização das políticas públicas. Por isso, o presente trabalho buscou analisar, através de entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais do município de Mariana-MG, a presença das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCI) no trabalho das Assistentes Sociais do munícipio. Diante da análise, foi possível apontar as consequências positivas e negativas da implementação tecnológica no cotidiano profissional, como também como o impacto desta mudança no modo de vida repercute na oferta de políticas públicas e na vida das assistentes sociais.
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