A Dimensão Pedagógica do serviço social e a transformação digital no INSS

Autores

Palavras-chave:

Dimensão pedagógica, Previdência Social, Transformação digital, Serviço Social

Resumo

O artigo traz a discussão da dimensão pedagógica do trabalho do serviço social do INSS no contexto das transformações digitais, com arrimo numa pesquisa realizada no percurso de trabalho de conclusão de curso na graduação. Com o advento do INSS-Digital e a modernização do serviço, houve mudanças no exercício profissional. Para a construção dos resultados, foram realizadas entrevistas com sete assistentes sociais da gerência executiva de Fortaleza (CE), com anuência da Instituição e consentimento dos profissionais. O trabalho discute o papel do assistente social e da sua perspectiva crítica na reafirmação de um projeto emancipador e democrático, além de mostrar a sua adequação às Tecnologias da Informação e Comunicação e o seu direcionamento político e ético no contato com os usuários da Política de Previdência Social.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Costa da Penha, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Assistente Social. Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, Fortaleza, Brasil). Mestrando em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE, Fortaleza, Brasil) e bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/UECE, Fortaleza, Brasil). E-mail: pedro.penha@aluno.uece.br

Erlenia Sobral do Vale, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil); Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil). Docente na Universidade Estadual do Ceará (UECE, Fortaleza, Brasil). E-mail: erlenia.vale@uece.br

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Costa da Penha, P. H., & Sobral do Vale, E. (2024). A Dimensão Pedagógica do serviço social e a transformação digital no INSS. Temporalis, 24(48), 285–300. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/46141