Tecnologias de Informação e Comunicação e os impactos para os/as trabalhadores/as e para o Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p7-12

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação , Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Serviço Social, TIC´s

Resumo

O tema desse número 48 da revista Temporalis é produto da necessidade de sistematizar e aglutinar as pesquisas realizadas sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) no mundo do trabalho e no Serviço Social. Nesse primeiro número dedicado ao uso das TIC´s, ficamos bem impactadas(os) com a quantidade e a qualidade dos trabalhos encaminhados, demonstrando que o Serviço Social, na busca pelos fundamentos do trabalho e da formação profissional, não está alheio às transformações no mundo do trabalho e seus rebatimentos para o efetivo exercício da profissão. O tema se faz urgente nos debates da categoria, pois o Serviço Social como uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho que incide diretamente nas manifestações da “questão social” (Iamamoto, 2011) deve estar atento em relação à como as “novas morfologias do trabalho” (Antunes, 2013; Raichellis, 2018) reconfiguram o lócus de atuação e das demandas sociais que nos chegam cotidianamente. Não se trata de uma análise “romântica” das tecnologias. Tampouco de expelir suas potencialidades. A Revista Temporalis se ancora no debate trazido por Marx (2010) ao analisar a maquinaria para, primeiramente, desvendar sua racionalidade. As TIC´s, assim como Marx analisou a maquinaria, devem ser captadas considerando que suas contradições e antagonismos não residem nelas mesmas.

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Biografia do Autor

Josiane Soares Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Lagoa Nova, Brasil) e integrante do Comitê Editorial da Revista Temporalis. E-mail: josiane.soares@ufrn.br 

Laurinete Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Assistente Social. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil). Docente do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima (UERR, Roraima, Brasil). Integrante do Comitê Editorial da Revista Temporalis. E-mail: laurinetesilva@gmail.com  

 

Loiva Mara de Oliveira Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, Brasil). Integrante do Comitê Editorial da Revista Temporalis. E-mail: loivadeoliveira@yahoo.com.br 

Rodrigo José Teixeira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF, Rio das Ostras, Brasil). Integrante do Comitê Editorial da Revista Temporalis. E-mail: rodrigosersocial@gmail.com

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Soares Santos, J., Rodrigues da Silva, L., de Oliveira Machado, L. M., & Teixeira, R. J. (2024). Tecnologias de Informação e Comunicação e os impactos para os/as trabalhadores/as e para o Serviço Social. Temporalis, 24(48), 7–12. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p7-12