Práticas Antirracistas Institucionais: O caminho para o letramento racial na Assistência Social
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p154-171Palavras-chave:
Antirracismo, Assistência social, psicologia, letramento racialResumo
O presente artigo parte do relato de experiência sobre o Projeto Práticas Antirracistas Institucionais, realizado com profissionais trabalhadores da Proteção Básica, um dos serviços da PNAS de modo a problematizar a temática étnico-racial e o antirracismo no âmbito das políticas da Assistência Social. Tendo em vista que as/os usuárias/os e trabalhadoras/es destes serviços são majoritariamente negros, o Projeto contribuiu para o entendimento do racismo como estruturante da trama social e historicamente responsável pela desigualdade socioeconômica, com vistas a materializar possibilidades efetivas de construção de uma sociedade antirracista, questionando a hegemonia, promovendo o conhecimento da história de forma descolonizada. O principal resultado foi o início do processo de letramento racial de aproximadamente 250 trabalhadores, o que consequentemente impactou indiretamente na população usuária atendida, através de diversas atividades desenvolvidas após a participação dos encontros.
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