Marcas do Tempo: “Quem é de Luta Avança!” Gestão ABEPSS 2003-2004
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n50p38-49Palabras clave:
Diretrizes Curriculares, Formação Profissional, Articulação Graduação/Pós-graduaçãoResumen
Este artigo aborda a gestão da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) no período de 2003-2004. Inclui um breve resgate do contexto sociopolítico do período e sua influência na formulação do plano da gestão dando continuidade ao processo de materialização das diretrizes da Formação Profissional em Serviço Social. Discorre sobre os dois focos estratégicos da atuação da diretoria nacional: a articulação Latino-Americana e os desafios para a Afirmação das Diretrizes Curriculares e do Projeto Ético-político Formação Profissional. Com relação ao primeiro foco, trata da articulação com a Associação Latino-americana em Ensino e Pesquisa de Trabalho Social e a contribuição brasileira na retomada do seu protagonismo no debate sobre a formação profissional. O segundo foco recupera os embates ocorridos e os projetos realizados destacando-se: a assessoria via minicursos e seminários sobre o trabalho profissional partilhando o conteúdo das Oficinas Nacionais; o fortalecimento da articulação e a integração entre a formação graduada e pós-graduada; a participação na comissão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), fortalecendo processos de avaliação dos cursos com ênfase nas Diretrizes Curriculares e o embate com o Conselho Nacional de Educação (CNE), quanto a proposta de redução da carga horária dos Cursos de Serviço Social. Como conclusão, destaca a relevância da articulação da ação política para preservar a dimensão histórico-crítica da profissão visando respaldar a sua plataforma emancipatória diante das ameaças a uma sociabilidade inclusiva prevista no Código de Ética Profissional.
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Referencias
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